Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Notícia: STJ anula paternidade por ausência de vínculo afetivo

há 4 anos

A novidade que trazemos hoje diz respeito à decisão proferida pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, no dia 20/10/2020, que reconheceu a negativa de paternidade a um homem vítima de erro substancial sobre a paternidade de 2 meninas concebidas durante a constância do casamento dos envolvidos.

Em que pese o homem tenha sido levado a erro ao registrar as duas meninas com as quais não tinha vínculo biológico, a grande discussão do caso - a autorizar ou não a descaracterização da paternidade – é apurar se havia vínculo afetivo entre as partes.

Isso porque em nosso ordenamento reconhecemos tanto a paternidade biológica (natureza genética) quanto a sócio-afetiva, deixando claro que para o Direito pai também é aquele que “cria”.

No caso em questão, uma vez realizado o exame de DNA e constatada a ausência de vínculo genético houve o abrupto rompimento das relações sócio-afetivas, o que perdura há mais de 06 anos.

Nesse caso, constatada a ausência de vínculo biológico somado à inexistência de relação afetiva entre as partes, entendeu o STJ por dar provimento ao recurso reconhecendo a inexistência de relação paterna entre as partes.

Esse - assim como tantos outros tristes casos - precisou ser analisado individualmente, considerando as peculiaridades, sentimentos e nuances que envolvem todas as questões familiares.

Fonte: CONJUR: https://www.conjur.com.br/2020-out-21/stj-anula-registro-paternidade-homem-enganado-esposa?fbclid=IwAR0jyvt-9X8mkaROjjCoF2Hxjhxx3n9b7T9759Auk2xEbyK0FsPs08f9eAY

REsp 1.741.849

Vanessa Moliani da Rocha é advogada atuante na área de direito das famílias e sucessões em São Paulo.

  • Sobre o autorAdvogada atuante nas áreas consultiva, contencioso cível estratégico e família.
  • Publicações24
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações381
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/noticia-stj-anula-paternidade-por-ausencia-de-vinculo-afetivo/1109393097

Informações relacionadas

Tays Lira, Juiz de Direito
Modeloshá 4 anos

Ação negatória de paternidade c/c pedido de anulação de registro civil e exoneração de alimentos.

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 6 anos

Súmula n. 596 do STJ

Maria Divina De Paula de Oliveira, Advogado
Modeloshá 2 anos

modelo - ação negatória de paternidade

Petição Inicial - TJAM - Ação Negatória de Paternidade c/c Pedido de Anulação de Registro Civil e Exoneração de Alimentos - Averiguação de Paternidade

Uorlei Lima Silva, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo - Reconvenção em Ação de Alimentos C/C Contestação - Novo CPC

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)